É disso que se trata Antunes....
PROJETO FORMIGUEIRO DIGITAL
SUMÁRIO
A Intencionalidade e o evento no mundo digital
A Intencionalidade e a mente, seu significado no mundo digital
Como funcionar a Mente? no mundo digital
Como se dá a tomada de decisão frente a um evento?
Como dosar as recompensas e perdas na decisão?
Como transfigurar a decisão em evento de projeção?
Como projetar um evento em escala futura?
Como aprender com eventos passados?
PREFÁCIO
Um artefato foi lançado em um planeta inóspido com o objetivo de procurar por matéria prima de alguma ordem. Esse artefato necessita de uma adaptação do meio e lidar com situações ora não imaginadas mas que são reais. A tomada de decisão deste artefato é que fará a diferença entre efetuar sua programação e buscar frente aos desafios, sua função primordial. Esse artefato não necessita de um ambiente que os seres biológicos conhecidos precisam, ele é autônomo em suas decisões, e consegue efetuar ações baseado na sua intencionalidade, capaz de criar, recriar ou adaptar qualquer coisa dentro das suas qualidades mentais. Então imagine esse artefato que não seria necessário ser controlado por outro, e mesmo assim, poder reportar ao seu criador todas as informações que for solicitada.
Estou falando da criação de uma mente capaz de tomada de decisões, capaz de fazer projeções das suas próprias ações, capaz de se autoprogramar e de se preservar frente à obstáculos, de uma forma racional e lógica.
O formigueiro digital é uma mente, que utiliza simbolos da própria tabela ASCII como produto evolutivo e, linguagem hexadecimal como forma de preservar conhecimento e eventos a serem projetados, em um ambiente não controlado.
Desta forma, mostro que essa mente é independente do artefato onde ele é armazenado, ou está alocado. Com um algoritmo evolutivo autoprogramável, é possível projetar e efetuar desvios de ações, guardar heranças de sequenciadores de desvios e produzir polimofismo em comportamento distinto.
Autor: JOAO BATISTA RODRIGUES DE FRANÇA
Minhas influências para elaboração deste projeto, foram por considerar a INTENCIONALIDADE baseado nos trabalhos de Daniel Dennett, em detrimento à INTENCIONALIDADE de John Searle, assim como me deixei levar pelos "tratados" de Steven Pinker, e as influências de Peter J. Bentley, Roger Penrose, Paul T. Sagal, Maurice Merleau-Ponty e Henri Bersgson.